15 março, 2009

Fonoaudióloga

Sexta passada recebi um recado da creche solicitando avaliação fonoaudiológica para o Caio.

Eu já tinha percebido que no esforço em formar frases, na ansiedade em contar as estórias ele começou a gaguejar.
As vezes é uma repetição de silabas, como "ba-ba-ba-lulo" (barulho) e as vezes é um som mais prolongado de alguma silaba como "aaaaaaaaa-gua"
Puxamos pela memória nos lembramos que o João também passou uma fase assim e que saiu dela sozinho, sem necessidade de ajuda.

Talvez por isso a solicitação da escola tenha me surpreendido, achei que essa ansiedade era normal, que a fase era normal e relaxei.

É fato que o Caio demorou um pouco a começar a falar com desenvoltura, pra valer mesmo foi depois de 1a9m. E desde então a evolução tem sido rápida, a meu ver.Hoje fala pelos cotovelos, canta um monte de músicas, conta estórias, mesmo ainda com letras trocadas.

Como ainda não falei com a pedagoga pra saber o motivo do pedido, estou só especulando, pode ser alguma outra coisa.
Chupeta que ainda usa pra dormir ?
Mordidas que começaram de novo ?

De qualquer forma já vou pedir ajuda a minha comadre fono pra mais essa.

9 comentários:

Claudia disse...

Menina, nem me fale nesse assunto! Sabe que o Pedro Henrique, apesar de ser bem tagarela, ainda está na fase de só balbuciar as palavras, ele não gagueja, mas ainda não formula quase nenhuma frase. E ele já está com 2a6m, mas eu nem pensei em levá-lo em uma fono, acho que ainda é desnecessário. A Lu começou a falar muito antes que ele, mas ainda assim, eu acho que é aquela coisa de cada criança ter o seu tempo, né? Mas que eu preferia que ele estivesse falando melhor, isso eu preferia. Depois que vc tiver a conversa com a fono, vc me conta como foi? Será que eu tenho que procurar uma fono tb?

Ah, adorei a foto do João na escola de samba, que luxo! E o Caio fantasiado tb está uma graça!

Beijocas

Nalu A*) disse...

Alê, eu achava que isso era normal... Tatá teve uma fase assim também e passou, sem problemas. Acho que eles ainda não tem muito controle do aparelho todo pra falar certinho né, sei lá... Beijos

Anônimo disse...

Oi Alê, quanto tempo!
Meniiina, como seus filhos estão grandes!! O Caio está quase um rapazinho! rsrs.
E acho também cedo pro Caio ir pra fono; O Gustavo só começou a falar depois dos 2 anos e pra ser sincera só agora, aos 04 anos, eles está falando 100%.
Bjs,
Flávia.

Anônimo disse...

Alê, que delícia ver posts novos aqui!! :D

Olha acho que é normal sim. A Ciça também de vez em quando 'engasga' com uma determinada sílaba até falar direitinho o que quer... De qualquer maneira, me conta o que a fono disse, please!

Adorei as fotos do Carnaval, que graçinha o João abraçado ao irmão!

E vamos combinar, que bolo de caneca vale a pena quando dá aquela fominha e a preguiça fala mais alto, não é? rsss

Beijos

Amábile disse...

QUERIDA LEVA PRA UMA AVALIAÇÃO , MAIS PODE SER NORMAL , SOU FONO E AGORA EM ESCOLA QQR COISA MANDA PRA FONO ACHAM QUE DAMOS JEITO EM TUDO... , MAIS QQR COISA É SÓ FALAR E CLARO VAI A DICA BASICA NÃO ESTRESSA COM A GAGUEIRA QUE ELA PIORA
BJ

Anônimo disse...

Ó: de-sen-ca-na...
Acho muito cedo pra contatar qualquer coisa, até os 4 ou 5 anos é normal gaguejar. A Mari ainda gagueja ao contrário: ela esquece uma palavra, e repete a última sílaba da palavra anterior. Faço cara de paisagem pra não pressionar ela e pronto...

bjs!!

K disse...

Olá , só agora vi seu comentário no blog.Não sei como morreu o pai do homem aranha mas o tio que o criou morreu assassinado.Mas isso ele já deve saber né?Vou perguntar ao Jujuba quando ele chegar da escola.
Quanto à fono, eu sei que qualquer problema detectado e tratado até os 4 anos é reversível. Mas também concordo que é só uma fase.Jujuba falou tarde e com muitos problemas na pronúncia.Também fui orientada pela escola a procurar uma fono e como não tinha grana , não levei.Hoje aos 6 ele fala quase tudo normalmente, só o G ainda tem um som de Z.
Eu não digo a ele , claro, mas é tão bonitinho...
beijoKas e saudades, muitas saudades

Nara disse...

Oi Alê, quanto tempo ein?

Os meninos estão lindos... e crescidos, que delícia.

A Lívia agora que está formando algumas frases... acho que é uma questão de tempo da criança mesmo. E a chupeta... ainda usa pra dormir e durante o dia as vezes ainda pede.

Mas de qualquer forma acho que vc deveira conversar com a pedagoga primeiro.

Beijos.

Unknown disse...

Ah, bom.... pensei que não ia pedir..... Vamos conversar sobre essa indicação quando vc quiser, tá? Bj nos 4.